quarta-feira, 25 de julho de 2012

Admoestar, que palavra bonita, não?


Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 
Gálatas 5:13



Quem nunca escutou frases e bordões do tipo: ‘Tenho livre Arbítrio!’? Ou mesmo citado de forma decorada esses dois versículos abaixo?

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:23

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.
Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 
1 Coríntios 6:12

Escuto direto, tanto de forma descontraída como de forma séria, para justificar algum erro, justificar as atitudes. Não devemos crucificar a pessoa pela atitude, julgar a pessoa, não, devemos admoestar. Que palavra bonita, né?

Significado de Admoestar
v.t. Aconselhar, advertir; censurar, repreender com brandura.  (Dicionário)

Não é apontar o erro, não é jogar na cara, não é excluir a pessoa pelos atos, nada disso, admoestar é empregar o amor na correção.

Biblicamente, separei essas duas passagens. (Lembro que se possível ler todo o tempo para compreender melhor o versículo).

Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros. 
Romanos 15:14

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Tito 1:9-11

Ótimo, vamos então com o máximo de respeito, amor, carinho e ternura ajudar um irmão que está andando de forma errada, vamos admoestá-lo. Simples, não? Não mesmo!
Quem esta errado não quer assumir, então o que fazer? Sei que na hora poderá não ter resultado, mas aquela correção com AMOR ficará na mente, levando a pessoa a refletir, e assim o espírito de Deus poderá fazer a obra.

Sempre teremos duas escolhas. Não adianta falar coisas do tipo: ‘É mais forte que eu’, ou ‘Eu não consigo’, ou até ‘Eu nem percebo o que fiz, não tenho (tive) escolha’. Errado, completamente errado. Sempre temos Duas escolhas, o Sim e o Não.
Não é fácil, não mesmo. O principal ponto é a oração. Tudo começa aqui. Então vamos todos orar uns pelos outros para que possamos vencer a carne, admoestar os que não estão em ordem e para que o entendimento seja aberto e vejam que os bordões só servem para defender a posição, pegando um versículo isolado e fazendo disso uma defesa.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. 
Gálatas 5:24-26

Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.
E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica. 
Levítico 20:6-8


Vamos nos perder no infinito amor de Deus?





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário