terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jó #1

"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía."
Jó 42:10


Caros leitores, eu gostaria de compartilhar com vocês algumas lições que aprendi com a história de vida de Jó, esse grande homem de Deus: 

Jó era íntegro: A Bíblia relata em Jó 1:1 - "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.”

Essas primeiras informações acerca de Jó são muito interessantes, pois revelam o caráter deste: íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Com apenas essas informações, já podemos analisar: quais são as características do nosso caráter? Como as pessoas nos veem? Será que elas testificam como testificavam da vida de Jó, com integridade justiça, eles veem o temor do Senhor estampado em nosso viver? Pois é meu colega, isso são características que todo cristão deve apresentar em sua vida.

Jó desviava-se do mal: Mais uma vez isso remete ao caráter de Jó, em algumas versões está colocado que ele se desviava da aparência do mal, isto é, ele nem ia comprovar se era realmente mal, mas se somente aparentasse com algo que pudesse desagradar a Deus, ele se desviava daquilo. E nós? Será que buscamos nos afastar da "aparência do mal"? Fica a questão para refletirmos sobre isso.

Jó não era ganancioso: Mesmo a Bíblia relatando uma série de bens e empregados que esse homem possuía, ele não era apegado a isso, pois quando vieram lhe contar tudo o que tinha acontecido com seus bens, não se abalou, mas antes glorificou a Deus (1:21). Aprendemos com ele que, as riquezas desse mundo não são essenciais (são importantes, mas não essenciais, explico isso em outra postagem), e que tudo que temos são dádivas da mão de Deus (João 3:27), e como homem temente a Deus, sabia que do mesmo modo que Deus deu tudo que ele tinha, Deus poderia tomar , e logo depois tornar a dá-lo novamente, bastava crer que Deus era poderoso para efetuar tal obra em sua vida.

Jó prezava por sua família: Como disse anteriormente, Jó não era apegado as suas riquezas, de modo que não se abalou quando as perdeu, mas o mesmo não aconteceu quando soube da notícia da morte de seus dez filhos. Jó era zeloso pelo seus filhos e pelas atitudes deles, ao modo que enquanto esses se banqueteavam, Jó buscava a Deus em favor da vida deles, agindo como "sacerdote do lar",  pois sabia que eles certamente haviam pecado contra Deus durante as suas festas. Aprendo aqui que como cristão devo interceder a Deus pela minha família, sendo ela cristã, ou não. Devemos agir como sacerdotes (1 Pedro 2:5), intercedendo por nossas famílias continuamente.

Jó era grato a Deus: Mesmo sofrendo todo tipo de infortúnio, não disse em momento algum que Deus era culpado pelo seu sofrimento ou pelos reveses sofridos. Antes bendisse ao Senhor (1:21 ; 2:10). Jó sabia que Deus não age do mesmo modo que o homem age, e que tudo o que Ele faz, tem um propósito específico em nossa vida, sejam coisas boas e favoráveis ou nem tão agradáveis aos nossos olhos. Será que temos dado graças por tudo o que tem acontecido na nossa vida? 

Ficamos com essa lição para a nossa vida.

Essa mensagem continua...  



Post 1 de 2. A segunda parte será postada no Sábado dia 25/08/2012.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário