sábado, 11 de agosto de 2012

Missões: Por onde começar? #1



“... e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."
Atos 1:8b

Estamos vivendo em uma época sem igual na história da igreja cristã, multidões aceitando a Cristo como seu Salvador, mas mesmo em meio a essa onda de conversões mundo afora, ainda há muito a se fazer pela obra de Deus, mas para que isso continue acontecendo, precisamos de mais pessoas para fazer missões.

Mas aí vem a dúvida: "meu coração arde pelo desejo de fazer missões, mas... por onde eu começo?" "Boa pergunta!", eu diria. Vamos começar do começo, mas do começo mesmo, na igreja primitiva: Nesse texto acima, citado por Jesus um pouco antes de subir aos céus, nos revela como devemos iniciar o trabalho missionário.

1- Missões se começam em casa: “... Tanto em Jerusalém..." O mestre coloca em primeiro lugar a cidade de Jerusalém, e o que era Jerusalém para os seus discípulos? Era a sua casa! Se você tem desejo de fazer missões, comece com algo que você conheça, como a sua família, mostre como Jesus mudou a sua vida, e como você é feliz ao lado dele, dê um bom testemunho, gestos e atitudes suas valem mais que uma multidão de palavras. 

2- Aos arredores: “... como em toda Judéia e Samaria..." Agora que a sua base já está bem consolidada, e você já teve muito trabalho com a sua família (pois não é tão fácil como parece), vamos para Samaria! Evangelize aqueles que estão próximos a você, seus amigos do colégio, seus colegas de trabalho, seus vizinhos. Seja educado com todos, procure ter um bom relacionamento com eles, Paulo ensina isso: 
"A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. "
Romanos 12:17-18


Pois com já foi dito, o seu testemunho de vida conta muito na hora da evangelização, deixe aflorar o fruto do espírito em sua vida, e lembre-se: eles irão reparar em você se tudo aquilo que você diz é verdade em sua vida e se você vive tudo aquilo que prega. Lembre-se: eles estão de olho em você!

Bom, se você conseguiu chegar até essa fase: meus parabéns! Você já pode se considerar um missionário bem sucedido!

3- “... e até aos confins da terra.”: Aqui falarei um pouco sobre missões internacionais, mas muito do que trataremos servem para missões nacionais também. Bem se o seu coração arde em fazer missões, e Deus lhe chamou para uma obra missionária (mas se você tem vontade, mas Deus não te separou para esse tipo específico de obra, assim como Paulo e Barnabé em Atos 13:2, eu recomendo: repense essa ideia). Bem, chegamos ao terceiro passo: Ir aos confins da terra, para isso eu recomendo que você converse com o seu Pastor sobre isso, e após a devida autorização, pesquise para onde você vai, a pesquisa é de fundamental importância nessa ocasião, pois se você for mal informado sobre a situação dos locais onde você pretende evangelizar, você pode ser deportado ou até mesmo preso, torturado e até morto em situações extremas, e sem ganhar uma alma sequer na sua obra missionária.  Procure aprender o idioma local, costumes da população, pesquise sobre como se dá a aceitação do evangelho entre eles. 

Tenha um sustento, como sabemos a situação dos missionários nem sempre são favoráveis, procure uma ocupação, assim você também interage com a comunidade que o cerca (aí valem os conselhos do segundo tópico).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário